PT EN

27/11/2021 até 5/03/2022
Pintor de Paisagens - Juarez Machado


Pintor de Paisagens

 

Nosso anfitrião, Juarez Busch Machado, nascido em Joinville em 1941, morou neste casarão por poucos meses, entre 1959 e 1960, ao lado do pai, João de Oliveira Machado (1916-1971), da mãe Leonora Busch (1916-2011) e de seu único irmão, Edson, 11 anos mais moço.

A casa foi construída em meados da década de 1930, seguindo modelo arquitetônico da época, e adquirida em fins dos anos 1950 pelo "seu João", caixeiro-viajante e colecionador de antiguidades, de origem açoriana/portuguesa e "Dona Lola", operária de fábrica, pintora e bordadeira, descendente de imigrantes alemães.

Aqui a família viveu intensamente, e sonhou seus passos seguintes.

Em 2013 passou por restauros e reformas transformando-se, a partir da inauguração em 2014, num importante e dinâmico centro de arte, cultura e conhecimento - o Instituto Internacional Juarez Machado - idealizado pelos dois irmãos Machado.

Já mais velho e residindo em outro país, Juarez pintou os quintais de momentos felizes na casa em família (veja as telas expostas em destaque).

Outras telas sob o mesmo tema - a paisagem - integram esta exposição/instalação. São de diferentes momentos da memória do artista observador e suas vivências mundo afora: Saint Paul de Vence, Pont-A-Mousson, Portinho do Massaru, Fort Carré Antibes, Tourretes Sur Loup, Etretat, Nice, Toledo, Barra do Piraí e até uma nostálgica paisagem de Piçarras, no litoral de Santa Catarina e outras localidades.

Observe em suas paisagens os jogos de luz e sombra, as composições volumétricas, a visão da espacialidade expandida, os silêncios implícitos e a quase inexistência da figura humana.

Eis código secreto do artista.

Edson Busch Machado - curador



Outras exposições no Instituto:



Newsletter

Cadastre-se e receba novidades.